Friday, October 24, 2014

TitanFall Review



"Your Titan is ready to drop"

O futuro do entretenimento esta cada vez mais aproximado dos serviços de internet. Titanfall é uma das provas deste advento, ao lado de Destiny, o advento dos videojogos Online Only. Para quem não acreditava a verdade é que esta é uma experiência que de facto funciona.

Ora vamos lá começar esta análise, para quem não sabe, Titanfall é um titulo exclusivo para as consolas Microsoft; Xbox 360, Xbox One e ainda PC! Produzido pela equipa que criou Call Of Duty, Titanfall é um dos primeiros títulos "always on" a chegar as consolas e  a atingir um maior hype e renome.


Ter historia é engraçado, mas não temos tempo para isso: 
Então, em Titanfall estamos num futuro pouco risonho para a raça humana onde duas facções se digladiam por enormes cenários recheados de pequenos mas grandes pormenores. A nível de historia, não existe muito mais que isto,apenas que uma empresa criou os Titans para uma finalidade e acabaram a funcionar por outros motivos. Não vai mais longe que isto e no fundo não é necessário. Titanfall é sobre agilidade, velocidade, destreza e acima de tudo diversão, juntem-lhe robôs gigantes e recebem a cereja no topo do bolo. Alias, como grande parte da historia é contada por personagens que aparecem no vosso HUD, no meio da confusao acabam por perder o fio a meada.



Jogabilidade:

Vamos lá falar do principal ponto forte deste novo titulo de acção na primeira pessoa, a jogabilidade. Titanfall cria um paradoxo entre o que já foi feito na industria e algumas boas e diferentes novas ideias. Estamos a falar de uma equipa que modernizou bastante este género, por isso não seria de espantar que a jogabilidade nos termos do que é visto actualmente fosse refinada ao máximo, as novas adições, complementam a experiência. Aqui somos super-soldados. denominam-nos como pilotos (porque temos os Titan a nosso cargo).

Todo este jogo se resume a uma coisa; balanço. Todos os detalhes, toda a jogalidade, as equipas, tudo isso é balanceado. As equipas nos modos online ou no modo campanha mantem-se sempre nos 6x6 jogadores, algo que ja devia ter sido alvo de um update, mas  que no seu seio faz sentido. Um jogo 100% online precisa de muita gente e acima de tudo precisa de ser rápido, E para que isso seja possível existem aspectos que podem (e devem) ser contornados. Aliás, algumas vezes temos alguns agentes da I.A. a fazer parte da equipa por este mesmo motivo

Os modos online pecam pela falta de variedade, destaque para o modo "Alvo a abater" onde num período determinado de tempo, ou até a morte do "alvo" existem uma "busca ao homem" por ambas as equipas. O dever da tua equipa é proteger-te, o dever da equipa contraria é acabar contigo, seja de que forma for.

Outro ponto forte de Titanfall são as proprias armas do jogo. Existe aqui bastante criatividade empregue, principalmente na auto-aim weapon. Usada como uma arma secundaria, ela é capaz de seguir os vossos adversários e "marcar" a sua mira neles. Este é um processo que demora cerca de 3 a 5 segundos, o que também vos deixa muito desprotegidos nesse tempo. Mas em termos de jogabilidade abre novas possibilidades. As restantes armas são tambem interessantes, principalmente as que equipam o vosso Titan e que podem ser alteradas no inicio de cada partida para se adaptar as vossas características.


E como não podia deixar de ser, temos de falar dos Titans. Estes gigantes robôs de metal são a vossa segunda pele durante alguns segmentos da vossa experiência (pelo menos ate que alguém vos arrebente com ele). Existem três variedades de Titans, cada um deles com a sua especificidade, mas todos eles possíveis de serem alterados para se adaptar ao vosso estilo de jogo. Tem Titans que primam pela velocidade e maneabilidade e outros pela resistência física. No entanto qualquer uma das categorias é única e permitem varias abordagens diferentes. Tudo se resume a escolhas.

Tecnicamente poderoso...

Graficamente Titanfall na versão Xbox 360 (Versão analisada) sofre de gaguismo de texturas, principalmente quando chamam o vosso Titan, as texturas saltitam um pouco,mas nada que afecte a vossa experiência. Principalmente quando se habituam a carregar no botão do D-Pad para que o vosso Titan caia dos céus!
No geral, Titanfall garante entre 30 a 40 FPS na versão Xbox 360, mas se precisam de estabelecer valores, existe um modo para bloquear a framerate nos 30 FPS. A qualidade de imagem melhora e a estabilidade tambem, mas a experiencia deixa de ser tão furiosa. Deixem-me que diga que os 10FPS extra valem bem a pena, coloquem os gráficos de parte.
Apesar de este não ser o mais belo shooter da Xbox 360, ele é capaz de mostrar alguns momentos de grande beleza, principalmente com a quantidade de itens presentes em cena. Mas de um jogo que exige a instalação obrigatória de 1GB exigia-se um pouco mais. MAS tirando as duvidas, tem muito bom aspecto. Ainda assim a Xbox 360 conseguia mais neste campo.

Opinião Final:

Facilmente se fica agarrado ao mundo de Titanfall, vão querer pegar no comando para "só mais um jogo" que no fundo se traduz num "Passei 3h seguidas a jogar". O tempo passa a correr por ser tão divertido. Convidem amigos para vossa casa e até podem jogar por turnos, é um jogo tão bom de se ver jogar como de se jogar mesmo. Não tenham medo deste ser apenas Online, foi uma (grande) supresa e realmente vale a pena. È uma experiência singular nesta geração que nos prepara para o que aí esta para chegar.



De certo que a imagem do vosso Titan a estender a mã para que se possam fundir, irá perdurar na vossa memoria durante muito tempo.



Quote memorável: "Stand-by for Titanfall."

Jogabilidade - 9/10
Gráficos - 8.5/10
Som - 8/10
Valor de repetição - 10/10

Nota final: 9/10 Titans

Nota: Para que esta análise fosse possível tenho de agradecer a Fnac por me ter disponibilizado o jogo para teste. Se estiverem interessados em adquirir o jogo corram para a Fnac mais perto de vocês e peçam ajuda a um dos especialistas, ou façam a vossa encomenda em Fnac.pt.




Yours Trully, Anthony

No comments:

Post a Comment