Wednesday, June 4, 2014

O adeus da PSP



Hello There, 


Acordei hoje com esta noticia esta manhã, a Sony vai deixar de produzir a sua primeira consola portatil no Japão. 10 anos após o seu lançamento. O que significa que em breve será descontinuada em todos os continentes.

Podemos afirmar que o percurso da PSP teve pontos altos e baixos, foi a concorrência direta da mítica Nintendo DS, mas nunca conseguiu ultrapassar a portatil da Nintendo em nenhum ponto da sua jornada.

A primeira portatil da empresa Nipónica foi anunciada na E3 de 2003 e teve direito durante o seu percurso a várias revisões de design, ficou mais leve, mais formosa, incorporou um microfone (Skype) e ganhou um ecrã que lhe conferia cores mais vibrantes em todas as aplicações. Teve ainda direito a uma revisão mais drástica que lhe retirou a unidade de leitor de discos UMD e lhe ofereceu um disco interno de 16Gb que servia para armazenar os jogos que eram apenas possíveis de descarregar através da Playstation Store. 
Esta mesma consola também recebeu uma inúmeros periféricos, entre eles constam o GPS e a câmera fotográfica. Esta ultima serviu para mais do que captar momentos, tendo ainda sido utilizada para jogos (Caso Invizimals).

A presença de ícones do universo Playstation foi constante nesta consola como não podia deixar de ser, God Of War, Ratchet and Clank, Parapa The Rapper, Medievil, Gran Turismo entre muitos outros.

Para finalizar, um dos erros que foi apontado para a falta de apoio á consola foi a escolha de discos UMD como mídia preferida. Os loadings eram lentos e as capacidades de aramazenamento limitadas, assim como o custo de produção elevado.

Eu tenho uma PSP 3000 que ainda me acompanha quase todos os dias e vocês?

Em breve irei aprofundar este tema aqui no blog, por enquanto, ficamos por aqui.

See You Later, Anthony.




No comments:

Post a Comment